A torcida do Rio Grande do Sul voltará a acompanhar de perto a disputa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck na oitava e antepenúltima etapa. O Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, na cidade de Guaporé, receberá a categoria pela 18ª vez sob a perspectiva de reunir público de mais de 45 mil torcedores. Cumprindo em 2014 sua 19ª temporada de existência, a Fórmula Truck só não teve etapa no circuito da Serra Gaúcha em 2007.
A Fórmula Truck observa um contexto histórico a cada edição do evento. Foi na pista de Guaporé que aconteceu a primeira corrida oficial válida pelo Campeonato Brasileiro, em 1996. A pole-position e a vitória foram conquistadas por Renato Martins, então pilotando um caminhão Scania da equipe Marfran. O piloto voltaria a vencer a etapa em 2006, quando já pilotava um caminhão da Volkswagen. Nos dois anos, Martins conquistou o título.
Das 17 provas já realizadas em Guaporé, nove encaminharam os pilotos vencedores ao título. Além de Martins nos anos de seus dois títulos, também foram campeões depois da vitória na pista gaúcha Osvaldo Drugovich Júnior (1998) e Roberval Andrade (2002), ambos com Scania; Jorge Fleck (1999 e 2000), com Volvo; Wellington Cirino (2005) e Leandro Totti (2012), nos dois casos com Mercedes-Benz; e Felipe Giaffone (2009), com Volkswagen.
Fleck venceu a etapa em 2001, com Volvo. A marca havia conquistado a vitória em 1997 com Djalma Fogaça, que voltaria a vencer em 2003, com Ford. Cirino, de Mercedes-Benz, também venceu em 2004. Beto Monteiro conquistou em Guaporé, em 2008, sua única vitória pela Scania. Giaffone ganhou em 2012 com Volkswagen, marca que Valmir Benavides levou à vitória em 2011. No ano passado a vitória foi de Régis Boessio, com Mercedes-Benz.
Três pilotos que já conquistaram vitórias em Guaporé seguem na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A liderança é de Totti, que conduziu o Volkswagen-MAN da RM Motors a seis vitórias em 2014 e soma 183 pontos. Giaffone, seu companheiro de equipe, foi ao pódio nas seis últimas corridas com um MAN e é vice-líder, com 123. Cirino, com o Mercedes-Benz da ABF-Santos, está em terceiro na tabela, somando 104.
Categoria dos caminhões mais rápidos do mundo cumpre há 14 anos meta de não repetir pistas em um mesmo campeonato
A temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá no dia 12 de outubro a oitava de suas dez etapas. A 18ª edição da corrida em Guaporé (RS) representará a única aparição do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro numa competição nacional em todo o calendário automobilístico de 2014. Desde a homologação da categoria, em 1996, a cidade da Serra Gaúcha ficou apenas uma vez sem uma etapa, no campeonato de 2007.
A reta final da atual temporada traz à evidência uma característica que a Fórmula Truck assumiu já em seus primeiros anos de história: é a competição nacional que compõe seu calendário com o maior número de cidades. A cada temporada a competição promove seus eventos em nove cidades brasileiras e em uma da Argentina. Quatro dos dez autódromos relacionados em 2014 não figuram em qualquer outro campeonato brasileiro de automobilismo.
Caruaru (PE), que recebeu em março a primeira corrida da temporada, é o exemplo mais emblemático desse panorama. Exceção óbvia às competições de nível regional do Nordeste, a Fórmula Truck é a única categoria a prestigiar a cidade com uma etapa anual no Autódromo Internacional Ayrton Senna. No Brasil, o mesmo ocorre com Guaporé e com Londrina (PR), que será a sede da nona e penúltima etapa, marcada para o dia 2 de novembro.
Da mesma forma, a Fórmula Truck mantém-se como única competição de esporte a motor do Brasil a fomentar o intercâmbio direto com a Argentina, onde promove uma etapa anual desde 2009. A do campeonato atual, disputada no dia 7 de setembro, ocorreu no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província de Córdoba. Curitiba (PR), Interlagos (SP), Brasília (DF), Cascavel (PR), Santa Cruz do Sul (RS) e Goiânia (GO) são as outras sedes de etapas.
O Campeonato Brasileiro de 2014 é o 19º da história da Fórmula Truck. É, também, o 14º consecutivo em que não há repetição de sedes numa mesma temporada. “Eu penso que se queremos realizar um Campeonato Brasileiro de verdade a categoria tem de estar no maior número possível de cidades do país”, comenta a presidente da categoria, Neusa Navarro. “Como também temos o Sul-Americano, uma etapa acontece na Argentina”, explica.
A etapa do mês passado em Córdoba reuniu mais de 45 mil torcedores. “Voltamos ao Brasil com a sensação da missão cumprida, depois de mais uma resposta sensacional do público argentino. É assim que o fã da Fórmula Truck retribui nosso esforço para ter corridas em tantos lugares: proporcionando autódromos lotados, com muita festa. Caruaru e Guaporé, por exemplo, são as praças onde percebemos mais fidelidade do nosso público”, ela explana.
Além das etapas na Argentina, realizadas em Buenos Aires entre 2009 e 2011 e em Córdoba desde 2012, a Fórmula Truck promoveu suas etapas em 14 autódromos brasileiros nos últimos seis anos – além dos que sediam provas em 2014, a competição esteve também em Fortaleza (CE), até 2009, Campo Grande (MS), até 2010, Velopark (RS) e Jacarepaguá (RJ), até 2012, e Tarumã (RS), que recebeu a primeira corrida do campeonato de 2013.
“Se dependesse só da nossa vontade, teríamos um campeonato com 15 etapas, assim levaríamos a festa da Fórmula Truck a todas as cidades que têm autódromos, mas não é possível”, pondera Neusa, manifestando a expectativa de um índice acima da média de torcedores em Guaporé. “Os torcedores estão há várias semanas reservando suas vagas para acampamento, o que é uma característica da nossa passagem anual por lá”, revela.
Texto: Grelak Comunicação
Imagens: Orlei Silva