Débora RodriguesFelipe Giaffone, Salustiano e Pachenki, respectivamente os três primeiros colocados na classificação, estarão presentes na entrevista coletiva marcada para a próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, a partir das 9 horas no Autódromo de Tarumã (RS). Além dos três, também estará na entrevista a presidente da Truck, Neusa Navarro, Régis Boessio e Débora Rodrigues, a única mulher na categoria.

Pilotos da Truck têm de fazer descarte obrigatório

Nas quatro etapas restantes até o final da temporada estarão em disputa 212 pontos, o que deixa totalmente aberta a briga pelo título da Fórmula Truck. Na prova de Tarumã, a sétima de 2016 e que acontece no próximo dia 4 de setembro na cidade de Viamão, Rio Grande do Sul, além de conquistar pontos, os pilotos também começam a pensar no descarte obrigatório, pois eles terão somente mais duas corridas para defini-los, já que, conforme o regulamento, a última prova do ano, dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, não pode ser descartada.

Neste momento, o líder Felipe Giaffone descarta os 23 pontos conquistados na etapa de Goiânia. Felipe é um dos mais regulares em termos de pontuação e ficaria com 213 pontos dos atuais 236. O quarto colocado é André Marques, que por não ter completado a corrida em Curitiba já definiu a etapa descartada e mantém os atuais 170 pontos. Quinto na classificação geral, David Muffato tem como pior resultado os 20 pontos em Curitiba e passaria, dos atuais 156, para 136.

No entanto, vale destacar que os descartes podem ser feitos em qualquer uma das próximas três corridas (Tarumã, Cascavel e Guaporé), e muita coisa ainda pode acontecer no Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck. Somente no encerramento da competição, dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, está vetada a eliminação de resultados.

Giaffone, Jardim e Débora

Líder do Brasileiro, Felipe Giaffone será o piloto mais afetado pelo restritor

Até Goiânia, somente os três primeiros colocados utilizavam o aparato mecânico que reduz a força dos propulsores. Desde Londrina, a quinta etapa, a categoria tem os cinco primeiros colocados na classificação geral com redução de potência. O restritor é, basicamente, um anel que diminui a entrada de ar no motor dos caminhões e, consequentemente, reduz a queima de combustível, no caso óleo diesel, o que reduz a potência.

Felipe Giaffone, que lidera o Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, estará com o restritor de 70 milímetros, e perde algo em torno de 140 cavalos. André Marques, que em Interlagos assumiu o quarto lugar, vai com o de 76 milímetros e perde 50 HP, e o quinto na tabela da classificação geral, David Muffato, pole position em Interlagos, usará o de 78mm e não utiliza 30 cavalos.

Quase todos os outros caminhões do grid usarão o restritor de 80 mm, menos os três da marca Iveco, que em vez de redução, ganharam uma abertura da entrada de ar de 85 milímetros.

Tarumã pode começar a definir título da F-Truck

Muita água ainda vai passar por baixo da ponte da disputa do título do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, mas as definições podem começar a acontecer já na sétima etapa, marcada para o próximo domingo às 13 horas. E o lugar não poderia ser melhor, pois o Autódromo de Tarumã tem história no automobilismo brasileiro e está no Rio Grande do Sul, um Estado em que seus habitantes parecem ter gasolina e óleo diesel correndo nas veias.

Até o final da temporada, marcado para dia 4 de dezembro na cidade de Curvelo, Minas Gerais, em autódromo que será inaugurado no próximo final de semana com uma corrida do automobilismo regional mineiro, estarão em jogo 212 pontos, o que mostra o equilíbrio da categoria e deixa, matematicamente, vários pilotos com possibilidades de chegar ao título. Nesta prova de Tarumã, além de conquistar pontos, os pilotos também começam a pensar no descarte obrigatório, já que terão somente mais duas corridas para defini-los, pois, conforme o regulamento, a última prova do ano não pode ser descartada.

Texto: Milton Alves
Imagens: Luciana Flores