Paulo Salustiano e Renato MartinsA abertura dos boxes de Tarumã, autódromo localizado em Viamão, representará a volta da categoria depois do recesso de inverno ao final da Copa Nordeste em julho. A categoria abre o terceiro e último regional da temporada de estreia com novidades no grid. Uma delas é a presença de Paulo Salustiano na equipe RM Motors. Com 33 anos e passagens por séries como a Fórmula Renault e a Stock Car, Salu tem também larga experiência com caminhões. “Estou muito feliz por fazer parte da Copa Truck, ainda mais em uma equipe tão competitiva”, afirmou.

Paulo SalustianoSalu vinha correndo com um Mercedes-Benz e na RM usará um modelo da Volkswagen. “A diferença entre eles é muito grande. São conceitos e sistemas diferentes de motor e freios. A adaptação será um pouquinho complicada. E tudo ficará mais difícil se chover, porque nessa condição não é possível extrair 100% do equipamento”, lembrou. “Mas o importante é voltar a guiar e recomeçar minha vida nas pistas. Sou muito agradecido ao Renato Martins pelo convite.”

Com expectativa de melhoria nas condições climáticas, depois das fortes chuvas que vêm castigando a região desde o começo da semana, o tradicional circuito gaúcho de Tarumã recebe nesta sexta-feira os primeiros ensaios livres da Copa Truck. Serão duas sessões de uma hora de duração, das 13 às 14 horas e das 15 às 16 horas. Os treinos classificatórios serão realizados sábado e a rodada dupla de domingo tem início marcado para as 13h05, com transmissão ao vivo pelo SporTv 3.

Paulo SalustianoA Copa Sul/Sudeste inclui novos estados e circuitos no calendário da categoria, além de marcar a participação da Petrobras nas duas últimas etapas. O diesel Petrobras Grid alimentará os motores dos caminhões em pistas praticamente opostas em termos de exigências técnicas. Se o traçado gaúcho de Tarumã é mais fluido e veloz, com apenas um trecho em aclive a partir da entrada da reta dos boxes, a pista paulista de Interlagos apresenta um mix de curvas de baixa e média velocidades, além de um pronunciado setor em elevação a partir do mergulho. O diesel Petrobras Grid garantirá que os diferentes motores da Copa Truck possam trabalhar com a maior eficiência e proteção possíveis em condições e exigências tão diversas.

Ingressos continuam à venda pelo site oficial www.copatruck e em 10 pontos dos revendedores Pirelli distribuídos por Porto Alegre. Os preços são respectivamente de R$ 35,00 (Arena Nação Truck), R$ 70,00 (Fã Truck) e R$ 150,00 (Paddock Truck). Sábado e domingo também poderão ser encontrados nas bilheterias do autódromo. Além das duas corridas, as atrações oferecidas ao público gaúcho incluem o Desafio dos Brutos, manobras radicais de moto, escola de chimarrão, disputa de chute a gol e show do cantor Marcelo Cachoeira.


Texto: Márcio Fonseca (MTb 14.457)