Felipe Giaffone e Renato Martins partem da 3ª e 4ª posições, respectivamente, na primeira corrida da Copa Truck Sul que acontece em Guaporé (RS). Débora Rodrigues sai da oitava posição, enquanto que Rogério Castro e Witold Ramasauskas buscarão por posições a partir da sexta e sétima filas. A decisão da Copa Sul acontece neste domingo a partir das 13 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV3.
No final do 3º treino livre, a chuva apareceu forte no circuito de Guaporé. E até às 12h20, horário marcado para o início do classificatório, não parou mais. Por conta das condições climáticas adversas, toda a programação acabou sendo adiada. Às 15h, mesmo com a chuva intermitente, a Direção de Prova avaliou as condições da pista e, enfim, a sessão foi confirmada para 15h30.
A chuva modificou o sistema de classificação, porém. O Top Qualify para os oito mais velozes nos primeiros 20 minutos de treino, foi extinto. O treino então teria 30 minutos corridos para a definição das posições de largada para a corrida 1 do domingo.
Exatamente às 15h33, o treino começou. A temperatura ambiente era de 20°C na pista e 18°C de temperatura ambiente. A umidade relativa do ar era de 93%. Os pilotos não perderam tempo e foram à pista.
Roberval Andrade abriu com a melhor volta em 1min44s946, seguido por Felipe Giaffone e Renato Martins. Wellington Cirino logo pegou o terceiro lugar e empurrou Martins para quarto. Adalberto Jardim tinha o quinto melhor tempo.
Em sua terceira volta, Cirino anotou 1min44s504 e pulou para a ponta. Enquanto isso, Djalma Fogaça acabou perdendo a mão de seu caminhão e escapou para a grama. Mas conseguiu voltar. Já Fábio Fogaça acabou encostando com problema em seu truck #27. Veio a bandeira vermelha para a retirada do caminhão que acabou ficando em posição perigosa.
Com quase metade da sessão transcorrida, os dez primeiros eram Wellington Cirino, Roberval Andrade, Felipe Giaffone, Renato Martins, Beto Monteiro, Adalberto Jardim, Débora Rodrigues, André Marques, Djalma Fogaça e Luiz Lopes. Ou seja, cinco montadoras diferentes nas cinco primeiras posições.
Todos foram para os boxes esperar a liberação da pista, que não demorou a acontecer. Giaffone saiu primeiro e levou certa vantagem por ter pista livre à frente, sem aquele spray que prejudica a visibilidade. Mas, nas primeiras tentativas não teve êxito.
Alex Fabiano e André Marques acabaram punidos por não respeitarem a bandeira vermelha e perderam as suas melhores voltas.
No último terço do treino, quem apareceu bem foi Andrade. Com a marca de 1min44s276, tomou a primeira posição na tabela de tempos. Na volta seguinte, melhorou ainda mais: 1min43s919 tornando a vida de seus adversários mais complicada. Já Duda Bana, 12º, acabou rodando na entrada da curva 2.
Então, veio nova bandeira vermelha, desta vez em razão do acidente de Djalma Fogaça na curva 1. Restavam apenas 3 minutos para o fim da sessão. O resgate foi demorado porque o diferencial do caminhão travou. A tarefa de colocar o caminhão na plataforma, portanto, fora ingrata. Não houve alteração de tempos desde então.
Grid de largada (resultado extra-oficial)
1 15 Roberval Andrade (Scania) 1:43.919
2 6 Wellington Cirino (Mercedes) 1:44.504
3 4 Felipe Giaffone (Volkswagen) 1:44.766
4 9 Renato Martins (MAN) 1:46.018
5 88 Beto Monteiro (Iveco) 1:46.033
6 83 Regis Boessio (Volvo) 1:46.263
7 5 Adalberto Jardim (Volkswagen) 1:46.620
8 7 Debora Rodrigues (Volkswagen) 1:46.701
9 77 André Marques (Mercedes) 1:47.181
10 99 Luiz Lopes (Iveco) 1:47.324
11 72 Djalma Fogaça (Ford) 1:47.541
12 30 Rogerio Castro (Volkswagen) 1:48.063
13 47 Duda Bana (Volvo) 1:49.163
14 13 Witold Ramasauskas (MAN) 1:49.378
15 333 Alex Fabiano (Mercedes) 1:49.584
16 27 Fabio Fogaça (Ford) 1:50.476
17 90 Giuliano Losacco (Iveco) 1:50.684
18 46 Luis Renato Luhrs (Scania) 1:57.671
Punições:
#77 e #333 = penalizados com a perda da melhor volta por desrespeito à bandeira vermelha
#72 = penalizado com a perda da volta por excesso de velocidade no radar
Créditos: Informações de Vinícius Piva e Bruno Vicaria, fotos de Duda Bairros e Vanderley Soares.