Foi com muita emoção e duas grandes corridas que a Copa Truck Petrobras concluiu neste domingo (21) a sétima etapa de uma imprevisível temporada 2025 na Super Truck Elite. O Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), foi o palco do regresso de Nicolas Giaffone (Volkswagen da R9 Competições) ao topo do pódio.

O ‘rookie’ foi o protagonista da rodada com remontadas e ultrapassagens decisivas nas voltas finais das duas provas e, além do triunfo na primeira corrida, finalizou em segundo lugar na disputa complementar.

Giaffone largou na pole position e liderou a primeira parte da prova antes de cometer um erro numa frenagem e cair para a quarta posição. Mas o piloto não esmoreceu, reagiu e voltou para a briga pela vitória ao conquistar três posições. A manobra decisiva, em cima do líder do campeonato, Pedro Perdoncini, veio na última volta e levou Nic a voltar a vencer depois de cinco meses, desde Londrina. É o terceiro triunfo do paulista de 20 anos na sua temporada de estreia na Copa Truck Petrobras.

“Foi uma loucura! Cometi um erro ali na primeira corrida: subestimei uma freada, travei roda, passei reto e caí para quarto. Foi uma briga, mas fui voltando aos poucos e consegui passar o Perdoncini na última volta. Parabéns a ele pela esportividade — assim como todos os pilotos da Elite —, sempre muito limpo nas nossas disputas. Só posso agradecer à nossa equipe pelo fim de semana. Foi fantástico para nós. Muito contente, mas também muito pés no chão”, destacou Giaffone.

Remontada incrível leva Nic à vitória

Os pilotos tiveram de encarar duas corridas pautadas pelo intenso calor: a temperatura ambiente era de 32ºC no momento da largada da primeira prova do dia no Circuito dos Cristais.

Pole position, Nic Giaffone sustentou a liderança nas primeiras voltas e comandou boa parte da prova, mas foi seguido bem de perto por Pedro Perdoncini. O cenário se inverteu depois que o estreante da Volkswagen escapou da pista e perdeu posições, proporcionando ao paranaense a chance de assumir o primeiro lugar.

Perdoncini aproveitou a chance para liderar a sequência da corrida, mas não contava com a incrível reação de Giaffone. De quarto, o paulista escalou o pelotão com excelente ritmo e conquistou muitas posições antes da ultrapassagem marcante em cima de Perdoncini na última volta e voltar a vencer na Copa Truck Petrobras.

Próximo desafio: Londrina

Depois das emoções deste fim de semana em Curvelo, agora a Copa Truck Petrobras se prepara para a oitava e penúltima etapa, quando serão definidos os candidatos ao título. A categoria dos brutos vai regressar ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná, entre 17 e 19 de outubro.

Copa Truck Petrobras, temporada 2025
Etapa 7, Curvelo (MG)
Super Truck Elite
Corrida 1, resultado final
1º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 15 voltas em 28min25s069
2º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s686
3º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s327
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s771
5º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 6s844
6º – Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 7s002
7º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 10s630
8º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 33s230
9º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 38s121
10º – Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 1 volta
11º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta
12º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas
13º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 4 voltas

Não completaram
Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 8 voltas
Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 13 voltas
Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), não largou
André Magno (GT-Oil Eletric Truck/Scania), não largou.


Comunicação Copa Truck Petrobras
Contato:
 Bruno Vicaria (11) 981963069