Fórmula Truck em Guaporé 2015A Fórmula Truck é uma grande festa em todas as cidades por onde passa. Em Guaporé a situação é mais interessante ainda, pois o município, que tem cerca de 20 mil moradores, infla nesta semana da oitava etapa da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, quando milhares de torcedores das redondezas passam praticamente a morar no Autódromo de Guaporé. Os mais desavisados entram na pista gaúcha e se deparam com uma visão semelhante àquela dos sem terra quando invadem uma fazenda.

Terrenos demarcados há cerca de três meses, têm seus espaços respeitados. Vale tudo para ver de perto a prova e aproveitar a festa realizada durante o final de semana em Guaporé. Existem motorhomes, ônibus especialmente preparados para viagens, caminhões com suas carrocerias transformadas em quartos, salas e cozinhas. Centenas de barracas, desde as mais simples, com plásticos apoiados em varas de bambu, até outras sofisticadas, com espaço reservado para cozinha com fogão a gás, quarto e até mesmo garagem coberta para os carros.

As mais sofisticadas barracas têm geradores e varandas em busca da melhor visão da corrida desta oitava etapa da Fórmula Truck. Em todas, o que não falta é churrasco, dos mais variados tipos, cerveja, hospitalidade e animação. Muita animação. Em alguns momentos até demais, pois a música alta não para de tocar durante toda a agitada noite. A sofisticação chega até mesmo ao ponto de uma barraca ser uma espécie de danceteria com coloridas luzes strobo.

A grande área disponível para acampamento está totalmente ocupada e as pessoas utilizam banheiros químicos distribuídos pelos vários pontos dos acampamentos. Tudo isso para ver o mais perto possível os coloridos e bonitos caminhões da Fórmula Truck, acompanhar o ronco dos motores e fazer parte das brigas entre os pilotos que, mais do que em qualquer outro lugar, em Guaporé ganham status de celebridade.

Treinos nesta sexta-feira

Os motores dos brutos já roncam alto nesta sexta-feira pela manhã. A partir das 11 horas os mais velozes caminhões de corrida do mundo entram no traçado de 3.080 metros para o primeiro treino livre. O segundo treinamento do dia – também terá uma hora de duração – será a partir das 14 horas. No sábado o último treino livre acontece das 9 horas às 9h45. Em seguida tem início a primeira parte do classificatório, que é composto por três fases.

O treino livre da manhã define os pilotos que terminarem nas posições pares (2, 4, 6, 8 etc) e ímpares (1, 3, 5, 7 etc) que serão divididos em dois grupos: A, composto pelos ímpares, e B, com os pares. De cada um saem os cinco mais velozes, independentemente dos tempos obtidos na outra série. Esses dez estão garantido no Top Qualifiyng, que decide o pole position em dez minutos: das 15h05 às 15h15. O pole position leva um ponto de bonificação.

A prova, como acontece desde o início da temporada, será dividida em duas fases, mas somente o piloto que terminar na frente na segunda é que vai para o pódio, assim como os quatro a seguir. A pontuação ficou assim distribuída: o vencedor de cada fase receberá 25 pontos, o segundo 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Somados os três pontos de bônus (pole e duas melhores voltas) se atinge 53 distribuídos por etapa.

Texto: Milton Alves
Imagens: Marcello Paiva e Orlei Silva