Depois de conquistar o tricampeonato de marcas (2007, 2009 e 2010) e três títulos de pilotos (2006 com Renato Martins e 2007 e 2009 com Felipe Giaffone), a equipe Volkswagen inicia neste domingo, em Santa Cruz do Sul (RS), a temporada 2011 em busca de mais títulos em seu vitorioso currículo.

Para isso, o time manterá a receita vencedora dos anos anteriores, com o mesmo quarteto no comando dos caminhões Volkswagen Constellation: além dos campeões Renato Martins e Felipe Giaffone, Valmir Benavides e Débora Rodrigues completam o time oficial da Volkswagen na Fórmula Truck.

O caminhão deste ano terá novidades em áreas essenciais, como freios e suspensão. Além de um intenso trabalho na oficina do time, em São Paulo, a equipe testou nesta pré-temporada o modelo 2011 e o desempenho na pista de Interlagos deixou os quatro pilotos otimistas para a abertura da Fórmula Truck a partir desta sexta-feira, quando começam os primeiros treinos livres no seletivo traçado de Santa Cruz do Sul.

“Confio muito nesta equipe. Após quatro anos juntos, tenho certeza de que temos um time que investe forte na Fórmula Truck. A Volkswagen nos dá um enorme suporte técnico, trazendo inovações e tecnologia em desenvolvimento conjunto com a engenharia da fábrica em Resende (RJ)”, afirma Giaffone, bicampeão da categoria e vice em 2010.

O paulista foi o vencedor da etapa de abertura do ano passado, também no Rio Grande do Sul, em Guaporé, e espera repetir o feito neste ano “Estou muito empolgado para começar a nova temporada, estou otimista com relação às nossas chances de brigar por vitórias já nas primeiras etapas”, diz.

Quem também está bastante confiante é Benavides, destaque nas últimas temporadas, vencendo pelo menos uma prova por temporada. “Estou muito feliz com a nossa estrutura e o apoio que recebemos de nossos parceiros. Lutei pelo título nas duas últimas temporadas até a última etapa, então espero ter um ano ainda melhor”, completa Benavides.

Martins confirma que o time terá plenas condições de lutar pelo título de pilotos e de equipes neste ano. “Em 2010, conquistamos o campeonato de equipes e o Giaffone e o Benavides lutaram pelo de pilotos até a corrida final. Tenho plena confiança de que seremos novamente bastante competitivos. Estamos com quatro caminhões novos, que trazem evoluções em relação ao modelo da temporada passada”, diz o piloto e chefe de equipe.

O começo do campeonato em fevereiro é uma das novidades da Fórmula Truck em 2011, como afirma Débora Rodrigues. “Realmente tivemos uma pré-temporada muito corrida, já que a primeira etapa será neste final de semana. Além dos testes com o caminhão, trabalhei na minha preparação física, incluindo treinamentos de kart na Granja Viana, e espero fazer em 2011 minha melhor temporada na Truck”, diz a piloto Débora Rodrigues.

O calendário de 2011 terá dez etapas, incluindo uma em Buenos Aires, todas elas sendo transmitidas ao vivo pela TV Band. A prova de Santa Cruz do Sul terá largada às 13h deste domingo.