A parceria da Cummins Brasil, maior fabricante independente de motores Diesel, com as equipes Volkswagen e Ford para o Campeonato Sulamericano e Brasileiro da Fórmula Truck começou bem a temporada 2011 no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS), onde conseguiu conseguiu conquistar as três primeiras colocações no pódio da primeira etapa, e também o 5º lugar.

Na estreia gaúcha, marcada por emoções e ultrapassagens, foi o piloto Felipe Giaffone, da equipe RM Volkswagen, quem venceu a primeira etapa e segue na liderança, com 29 pontos. “Vencer uma prova logo na estreia é motivador. Comecei o ano com uma máquina e um motor que se mostraram eficientes do começo ao fim e ainda muito resistentes, pois agüentaram bem o calor que marcou a corrida”, diz Giaffone. Vale acrescentar que o caminhão do piloto é um VW Constellation, com motor Cummins ISC de 8,3 litros.

Ainda de acordo com o piloto da RM Motors, foi uma etapa bastante disputada na qual teve que exigir do conjunto por toda a corrida. Na metade da prova, Giaffone, ao pressionar o então líder, Beto Monteiro, acabou conseguindo a liderança após Monteiro queimar o radar na entrada dos boxes. Vale acrescentar que Giaffone foi o piloto mais rápido no warm-up, além de ter obtido a melhor marca no último treino livre que aconteceu no dia anterior à prova.

“Para pressionar o Beto, tive que usar e abusar do motor. Forcei até o final e o conjunto mostrou-se bastante competitivo para encarar a temporada”, finaliza o líder.

Quem ficou com o segundo lugar mais alto do pódio foi o piloto Danilo Dirani, da equipe DF Ford Motorsport, acumulando 21 pontos no Campeonato. Renato Martins da mesma equipe de Giaffone, RM Motors, ficou com a terceira colocação. A VW segue na liderança entre as marcas.

A abertura da temporada também foi marcada pela estreia da piloto Cristina Rosito, da DF Motorposrts, que ficou com a 13a. colocação, acumulando 2 pontos. A próxima etapa da Fórmula Truck acontece no Rio de Janeiro no dia 3 de abril. Até lá!

Texto: Juliana Sih – Textofinal