A Volkswagen disputa neste domingo na Argentina uma das etapas mais importantes da Fórmula Truck na temporada 2011. O GP de Buenos Aires marca o encerramento do Campeonato Sul-Americano e pode dar o título de pilotos a Felipe Giaffone e o de marcas ao time oficial da MAN Latin America.

Em 2009, a equipe Volkswagen fez história ao conquistar a dobradinha na primeira prova internacional da Truck, com Felipe Giaffone em primeiro lugar e Valmir Benavides em segundo. No ano passado, a equipe também subiu ao pódio com o segundo lugar de Giaffone, atual líder do certame sul-americano com 60 pontos. Com 103 pontos, o time também defende a liderança do campeonato entre as marcas que disputam a Fórmula Truck.

“Sem dúvida, esta será uma das corridas mais importantes do ano. Primeiro, pelo fato de ser nossa única apresentação na Argentina, um País apaixonado por automobilismo, como vimos de perto com as arquibancadas lotadas desde nossa estreia em 2009”, diz Giaffone, citando o público superior a 65 mil pessoas da corrida de dois anos atrás.

“Além disso, a etapa deste domingo poderá dar o título de primeiro campeão sul-americano da Fórmula Truck para mim e, para a Volkswagen, mais um campeonato entre as marcas”, completa o piloto bicampeão brasileiro da categoria.

Este também é o pensamento de Renato Martins, piloto e chefe da equipe oficial da MAN Latin America na Fórmula Truck. “Além da liderança do campeonato de pilotos, estamos bem focados na luta pelo campeonato de marcas, porque este título é muito importante para a Volkswagen. Estamos com 103 pontos e temos boas condições de conquistar mais este campeonato em Buenos Aires”, diz Renato.

Outra atração da corrida na Argentina será a participação da piloto da Volkswagen, Débora Rodrigues, uma das únicas mulheres a competir na categoria. “Foi bastante interessante a prova do ano passado, porque a presença feminina em uma corrida de caminhões despertou bastante atenção do público argentino. Espero retribuir o carinho da torcida com um bom resultado em Buenos Aires”, diz Débora.

Os primeiros treinos livres serão disputados a partir de sexta-feira. A etapa de encerramento do campeonato sul-americano da Truck será no domingo, em Buenos Aires, e será exibida pela TV Band a partir das 13h.