Passaram-se 15 anos desde que a Fórmula Truck teve suas primeiras disputas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade pernambucana de Caruaru. Desde as corridas de 1997, quando as etapas ainda aconteciam no sistema de rodadas duplas, foram 14 edições da prova. E, dos 24 pilotos que vão disputar a corrida do próximo dia 6 de maio, sete já comemoraram ao menos uma vitória no traçado nordestino.

Com público aproximado de 40 mil pessoas, as 14 edições já realizadas desafiaram pilotos e equipes tanto pelas características do circuito de 3.180 metros quanto pela alta temperatura característica da região, que provocam um desgaste acentuado do equipamento e submete os pilotos a doses exageradas de esforço físico durante os 60 minutos da corrida.

Piloto e chefe da RM Motors, Renato Martins venceu duas vezes no circuito pernambucano nos anos 90, quando pilotava caminhões Scania – compete desde 2001 com modelos da Volkswagen. Os pilotos de sua equipe venceram seis das últimas sete edições da prova. A série teve início com Beto Napolitano em 2005 e foi mantida por Felipe Giaffone, em 2007, 2008, 2009 e 2011, além de Valmir Benavides, que ganhou em 2010.

“Os caminhões Constellation da Volkswagen têm sido vencedores nas corridas em Caruaru, nosso histórico lá é ótimo, mas desta vez as coisas para nós vão estar bem mais complicadas”, antevê Martins, campeão da Truck em 1996 e 2006. “Há outras marcas muito fortes neste ano, com as mudanças que o regulamento trouxe, e estamos trabalhando duro para retomar o mesmo nível de competitividade que tínhamos no ano passado”, explana.

Giaffone tem aproveitamento de quase 100% em Caruaru. Ele obteve, em cinco participações, quatro vitórias e um segundo lugar – esse em 2010, quando o vencedor foi Benavides, à época também piloto da Volkswagen. A marca teve três pilotos no pódio da corrida de dois anos atrás, com Martins em quinto. Giaffone chega a Pernambuco empatado na vice-liderança do Brasileiro com seu companheiro de equipe André Marques.

Tricampeão brasileiro e dono de um título sul-americano, Giaffone teve a sorte como aliada em Caruaru. “Das quatro vitórias, uma foi minha, mesmo, ‘ganhei ganhado’. Nas outras tive sorte, estava em segundo e o líder quebrou, ou outro piloto rodou e saiu da pista”, admite. Ele vê os caminhões Mercedes-Benz como mais rápidos do momento. “Acho que teremos um bom caminhão para a corrida, mas não para o treino classificatório”, arrisca.

OS VENCEDORES DO GP DE CARUARU
1997 – Osvaldo Drugovich Júnior (PR/Scania)
1997 – Renato Martins (SP/Scania)
1998 – Djalma Fogaça (SP/Volvo)
1998 – Osvaldo Drugovich Júnior (PR/Scania)
1999 – Renato Martins (SP/Scania)
2000 – Fred Marinelli (SP/Scania)
2000 – Jorge Fleck (RS/Volvo)
2001 – Roberval Andrade (SP/Scania)
2002 – Roberval Andrade (SP/Scania)
2004 – Beto Monteiro (PE/Ford)
2005 – Beto Napolitano (SP/Volkswagen)
2006 – Leandro Totti (PR/Ford)
2007 – Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2008 – Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2009 – Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2010 – Valmir Benavides (SP/Volkswagen)
2011 – Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)

Texto: Grelak Comunicação
Imagem: Fernanda Freixosa/Vicar