A equipe oficial da MAN Latin America, atual campeã brasileira e sul-americana de Fórmula Truck, disputa a sexta etapa da temporada neste domingo defendendo a liderança do campeonato brasileiro de 2012 no renovado autódromo de Cascavel (PR), que retorna ao calendário da categoria após um hiato de cinco anos.

Líder isolada no campeonato de marcas, com 168 pontos e 14 de vantagem para a segunda colocada, a equipe da MAN Latin America, que disputa a Truck com caminhões Volkswagen Constellation, tem bom retrospecto na pista paranaense, principalmente com Renato Martins.

Sendo o único piloto que disputou todas as corridas da história da Truck, inclusive quando o campeonato ainda nem era oficializado (a homologação pela CBA começou em 1996), Renato é o recordistas de vitórias da categoria e também na pista paranaense. O piloto e chefe da equipe MAN Latin America venceu em 2001, 2002 e 2006, nas três ocasiões pilotando um caminhão Volkswagen.

“A pista de Cascavel é muito especial para mim e para a Fórmula Truck. Foi nela onde comecei a correr de caminhão, além também de ser o local da primeira corrida da história da categoria. É um lugar de muita história para nós que vivemos da Truck e fico muito feliz com a volta de Cascavel ao calendário. Espero que a corrida de 2012 ajude a ampliar a lista de boas lembranças desta pista”, diz Renato, que ocupa a 13a colocação no Brasileiro de Truck deste ano, com 23 pontos.

Quem também se sente bem familiarizada com a pista de Cascavel é a única mulher a competir na categoria, Débora Rodrigues. A piloto da MAN Latin America é paranaense de Bela Vista do Paraíso, no norte do Estado.

“Nos últimos cinco anos ficamos sem provas em Cascavel, onde a Truck tem tanta história. Gosto muito do traçado deste autódromo, que tem curvas muito desafiadoras”, completa Débora, citando a seletiva “curva do Bacião”, feita em alta velocidade e mantida no traçado original mesmo com as novas reformas.

Além da parte estrutural, a principal novidade é a ampliação da largura da pista, o que deve favorecer mais ultrapassagens na visão de um estreante em Cascavel, o piloto André Marques. O piloto da MAN Latin America está na terceira colocação do campeonato brasileiro, com 71 pontos, 23 atrás do líder.

“Por nunca ter corrido de caminhão em Cascavel, tenho muita vontade de fazer minha estreia nesta pista onde sempre ouvi relatos positivos dos pilotos da categoria. Sei que é um traçado desafiador e, com as reformas, certamente estará em ótimas condições de receber a Truck. Espero mais uma vez lutar pelo pódio e me manter entre os primeiros no campeonato, que vai chegando em sua fase decisiva depois desta etapa”, conclui André, que faz em 2012 sua estreia pela equipe oficial da MAN Latin America e já conquistou três pódios (Velopark, Rio de Janeiro e Caruaru).

Atual Campeão Brasileiro e Sul-Americano da Fórmula Truck, Felipe Giaffone espera encontrar um cenário de muito equilíbrio pelos 3.032 metros da pista paranaense. “Depois de cinco anos, acredito que não há favoritismo claro de nenhuma equipe, porque houve muita evolução de todos os times desde então”, diz Giaffone, que, em 2007, fez sua primeira corrida com um caminhão Volkswagen Constellation. Chegou em sétimo lugar e iniciou ali a jornada rumo ao seu primeiro título da Truck. “Era uma situação bem diferente, porque estava fazendo minha estreia na atual equipe e também disputando minha primeira temporada completa. Espero em 2012 lutar pelo pódio”, diz Giaffone, que tem 45 pontos e está na 7a colocação no Brasileiro de Truck deste ano.

Os treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira na prova que marca a sexta etapa do Brasileiro de Truck. No sábado, haverá a sessão classificatória que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.

Campeonato Brasileiro F-Truck (marcas), após 5 etapas:
1º) MAN Latin America (Volkswagen), 168 pontos;
2º) Mercedes-Benz, 154;
3º) Iveco, 134;
4º) Volvo, 102;
5º) Scania, 91;
6º) Ford, 10.

Campeonato Brasileiro de F-Truck (pilotos), após 5 etapas:
1º) Beto Monteiro, 94 pontos;
2º) Leandro Totti, 78;
3º) Andre Marques, 71;
4º) Roberval Andrade, 61;
5º) Wellington Cirino, 60;
6º) Paulo Salustiano, 47;
7º) Felipe Giaffone, 45;
8º) Adalberto Jardim, 39;
9º) Leandro Reis, 33;
10º) João Maistro, 30;
11º) Fred Marinelli, 29;
12º) Valmir Benavides, 26;
13º) Renato Martins, 23;
14º) Geral Piquet, 21;
15º) Débora Rodrigues, 20;
16º) Régis Boessio, 18;
17º) Diumar Bueno, 16;
18º) Luiz Pucci, 9;
19º) Christian Fittipaldi
20º) Pedro Muffato, 7;
21º) Pedro Gomes, 7;
22º) Danilo Dirani, 5;
23º) Luiz Lopes, 5;
24º) José Maria Reis, 4.

__________________________________________________________________
Texto: Rodrigo França
Créditos das Imagens: Orlei Silva