A etapa de Londrina da Fórmula Truck, que será disputada neste domingo, marca uma novidade para o atual campeão da categoria, Leandro Totti. Natural de Ibiporã, cidade da região metropolitana da sede da segunda etapa da temporada, o paranaense fará sua estreia correndo em casa com o novo caminhão Volkswagen Constellation, que em 2013 passa a usar motor 12 litros.

Outra novidade nas pistas é que pela primeira vez os dois últimos campeões da Truck estarão acelerando no mesmo time na pista de Londrina. Campeão em 2011, Felipe Giaffone também compete pela equipe oficial da MAN Latin America, correndo com um caminhão que faz sua estreia neste ano nas pistas: o MAN TGX, também com motor 12 litros.

Segundo Totti, 2013 já é um marco em sua carreira. “É um ano inédito para mim: pela primeira vez na Fórmula Truck estou correndo em uma equipe oficial de fábrica. Conto com o apoio dos meus companheiros de equipe e também da forte atuação da engenharia da MAN Latin America, o que me ajudará bastante em Londrina, onde costumo andar bem. Gostaria muito que meu primeiro pódio com a nova equipe fosse justamente aqui diante da minha torcida”, disse Totti, que é o sexto colocado no campeonato.

Quem também corre em casa neste final de semana é a única mulher a competir na Truck, Débora Rodrigues. Com o novo caminhão Volkswagen Constellation com motor 12 litros, ela já marcou pontos em Tarumã, na corrida de estreia, e espera um rendimento ainda melhor neste domingo. “Nasci em Bela Vista do Paraíso, também no norte do Paraná, e sempre revejo amigos e familiares nesta etapa. É uma das provas mais especiais do ano e espero que a gente consiga retribuir tanto carinho com um bom resultado nesta corrida”, diz Débora.

Seu marido, Renato Martins, desta vez não estará na pista de Londrina acelerando – ele é o recordista de vitórias no circuito paranaense. Em 2013, o paulista está se dedicando exclusivamente ao trabalho de chefe de equipe da RM Motors, a oficial de fábrica da MAN Latin America.

“Aproveitamos este intervalo de quase um mês entre a primeira etapa e a corrida de Londrina para trabalhar junto com o pessoal da engenharia da fábrica da MAN Latin America, em Resende (RJ), a fim de já trazer uma evolução para a etapa deste final de semana”, diz Renato.

Em 2009 e 2011, Giaffone foi o vencedor em Londrina, mas é o próprio tetracampeão da Truck que ressalta a diferença para este ano. “Estamos com um caminhão completamente novo e com um regulamento diferente do que usávamos, que agora é o de motores 12 litros. Esta será nossa segunda corrida e vamos seguir com a filosofia de aprender o máximo e progredir com o desenvolvimento do caminhão”, diz Giaffone.

Este também é o intuito de André Marques. “Vamos para Londrina para aproveitar ao máximo todos os treinos livres, para fazer ajustes, e terminar a corrida buscando marcar vários pontos”, diz Marques, que pontuou em Tarumã.

Os primeiros treinos livres da segunda etapa da temporada 2013 da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira (5), às 11h. O classificatório será no sábado (6), às 13h, e a corrida no domingo (7), também às 13h, com transmissão da TV Band ao vivo e em HD.

Classificação, Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck após 1 etapa:
1º) Wellington Cirino, 32 pontos;
2º) Geraldo Piquet, 23;
3º) Paulo Salustiano, 19;
4º) Regis Boessio, 15;
5º) Walmir Benavides, 12;
6º) Leandro Totti, 10;
7º) João Maistro, 8;
8º) Alberto Cattucci, 7;
9º) Diogo Pachenki, 6;
10º) RonaldoKastropil, 5;
11º) Djalma Fogaça, 5;
12º) Roberval Andrade, 4;
13º) André Marques, 3;
14º) Débora Rodrigues, 2;
15º) Jansen Bueno, 1.

Classificação, Campeonato de Marcas:
1º) Mercedes-Benz, 62;
2º) Volvo, 18;
3º) MAN Latin America, 15;
4º) Iveco, 12;
5º) Scania, 5;

Texto: Rodrigo França
Imagens: Orlei Silva