Felipe GiaffoneA última etapa da temporada 2014 da Fórmula Truck que acontecerá em Goiânia (GO) definirá o campeão desta temporada. Numa briga acirrada entre Felipe Giaffone e Leandro Totti, ambos da RM Motors, hoje em Londrina, o paulista levou a melhor e adiou a decisão para a última etapa do ano.

A CORRIDA

Dada a largada, enquanto o pole Felipe Giaffone mantinha-se à frente, Roberval Andrade, terceiro no grid, emparelhou seu caminhão com o de Beto Monteiro, que largou em segundo e manteve sua posição. Paulo Salustiano, largando do fim do grid, enfrentou problemas e bateu logo depois da curva do Estádio, ocasionando a primeira intervenção do Pace Truck na corrida, que a partir disso teve quatro voltas cumpridas sob bandeira amarela.

Leandro Totti, líder do campeonato e 13º no grid, já figurava em oitavo no momento da primeira neutralização. A relargada foi autorizada após cerca de dez minutos de neutralização. Na segunda volta válida, Totti superou André Marques e Diogo Pachenki para assumir a sexta posição. Wellington Cirino já havia tomado, na terceira volta, a terceira posição de Andrade, que passou a ser pressionado por Geraldo Piquet, Totti e Pachenki.

A abertura da quarta volta foi marcada pela ultrapassagem de Totti sobre Piquet. Na reta oposta do circuito, o piloto londrinense superou Andrade para ser quarto – estava quase três segundos atrás de Cirino. O líder Giaffone tinha dois segundos de vantagem sobre Monteiro e mais de segundo segundos de dianteira em relação a Cirino. Totti usou a sexta volta da prova para baixar de dois segundos sua desvantagem em relação a Cirino.

Cirino acabou perdendo tempo na sétima volta e permitiu, com isso, que Totti se aproximasse e lhe tomasse o terceiro lugar na corrida, que chegou ao primeiro terço, instante em que há a intervenção programada do Pace Truck e a neutralização para arrefecimento dos sistemas dos caminhões. A essa altura os cinco primeiros eram Giaffone, Monteiro, Totti, Cirino e Andrade, que assim receberam pontos de bonificação na classificação do campeonato.

Dada a relargada, Monteiro resistiu às insistentes tentativas de Totti de assumir a vice-liderança e, em uma única volta, Giaffone abriu mais de dois segundos de vantagem. O líder ampliou essa margem a mais de três segundos até a 13ª volta, quando Monteiro enfrentou problemas elétricos em seu Iveco e tomou o caminho dos boxes para abandonar. Totti, ao mesmo tempo em que assumiu o segundo lugar, reduziu a vantagem de Giaffone a 2s854.

A diferença passou a cair volta a volta. Era de 2s238 ao fim da 14ª volta, de 1s601 na 15ª, de 1s274 na 16ª e de 0s638 na 17ª, quando Totti passou a pressionar diretamente o companheiro de equipe na disputa pela liderança do GP Petrobras. A primeira tentativa de ultrapassagem veio ao fim da reta oposta e chegou a haver um leve toque entre os dois pilotos enquanto Totti contornava a curva do Bacião pelo lado externo do traçado.

Giaffone manteve-se à frente aplicando em sua defesa de posição uma pilotagem combativa – a ultrapassagem de Totti seria suficiente para definir o título por antecipação. Totti conseguiu a ultrapassagem na reta oposta na 22ª volta. Sua velocidade o fez exceder o limite de 160 km/h ao radar limitador. Depois de perder o ponto de frenagem ao fim da reta oposta, informado da infração pela equipe, cumpriu imediatamente o drive-thru como punição.

Totti voltou dos boxes em quarto lugar, a 17 segundos de Giaffone – à sua frente estavam, também, Cirino e Andrade, em segundo e terceiro. Na 24ª volta foi Cirino quem passou a atacar a liderança de Giaffone, reduzindo sua desvantagem a 1s102 – nas voltas seguintes, a diferença caiu a 0s945 e a 0s704. Totti superou Andrade e recuperou a terceira posição, já estando mais de 15 segundos atrás do duelo que valia a liderança.

Com informações de Grelak Comunicação