Depois de dois anos ausentes do Autódromo Velopark, pilotos e equipes da Fórmula Truck iniciam nos treinos livres, nesta sexta-feira pela manhã, praticamente do zero. A última vez em que a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul esteve nos 2.278 metros do traçado da cidade de Nova Santa Rita foi em 2012.

Para dificultar ainda mais a situação, tem chovido bastante nos últimos dias no Velopark e, de acordo com a meteorologia, a previsão é de tempo instável para os próximos dias. Tudo isso acaba por complicar o trabalho de acerto dos mais velozes caminhões do mundo. Leandro Totti (Volkswagen Constellation) é o líder com 123 pontos, seguido por seu companheiro de equipe Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), que tem 106 e por Djalma Fogaça, com seu Ford, que terá novo e mais potente motor nesta prova, com 106. O quarto colocado é Paulo Salustiano, com 101 pontos.

Nesta etapa estarão em jogo 53 pontos, 25 para quem terminar na frente a primeira fase da prova, 25 para quem receber a bandeirada quadriculada na frente, um pela pole position e mais um pela melhor volta na primeira fase e outro para o mais rápido durante a segunda fase.

Veloce junto com a Fórmula Truck

Para empolgar mais ainda os fanáticos torcedores gaúchos, a Fórmula Truck terá a companhia dos carros da Veloce, uma categoria de protótipos de aluguel com motores Fiat de 120 cavalos de potência, cinco marchas para frente e uma à ré, cerca de 500 quilos de peso e que usa pneus slick. A Veloce é dividida em duas categorias, cada uma com 10 carros. A Profissional é reservada para aqueles que já correram, e a Amador, para os iniciantes, e intercalará seus treinos com os treinamentos da Fórmula Truck.

Líderes da Fórmula Truck usam restritor no Velopark

O novo item no regulamento do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck é a utilização do restritor de potência para os três primeiros colocados. Como tem acontecido desde a segunda etapa, disputada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os líderes utilizam o aparato que os leva a perder um pouco da potência dos motores, tudo em nome do maior equilíbrio da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul.

Assim, no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o primeiro colocado Leandro Totti usará o restritor de 74 milímetros de abertura e perderá cerca de 70 cavalos no motor do seu Volkswagen Constelattion. O segundo na classificação geral, Felipe Giaffone, terá a peça colocada na entrada de ar do turbo com 76 mm e deixará de utilizar algo em torno de 50 cv do seu VW. Já Djalma Fogaça, que estreia novo motor de 10 litros, será o menos afetado, pois a terceira colocação lhe dá a obrigação de usar o restritor de 78 mm e a consequente perda de aproximadamente 30 HP do seu caminhão Ford.

Totti tem 123 pontos contra 106 de Giaffone e 101 de Fogaça. O quarto colocado no campeonato, que não usará o restritor e manterá – assim como todos os outros – a abertura de 80 milímetros na entrada do turbo, é Paulo Salustiano (ABF/Mercedes-Benz) que tem 93 pontos e é seguido por Jaidson Zini (Iveco), com 85, por Wellington Cirino (ABF/Mercedes-Benz), 75.

O primeiro treino livre está marcado para sexta-feira cedo. O classificatório acontece no sábado à tarde e a corrida, a quarta da histórica 20ª temporada da Fórmula Truck, no domingo às 13 horas.

Texto: Milton Alves
Imagens: Orlei Silva