David MuffatoO Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck teve em Viamão (RS) uma das etapas mais conturbadas de sua história recente. A chuva que marcou os treinos livres e classificatórios de sábado (3) e a corrida de domingo (4) tornou ainda mais acentuado o desafio enfrentado pelos pilotos da categoria, a ponto de quatro deles terem ficado fora do grid da prova no Autódromo Internacional de Tarumã, como consequência de acidentes.

A corrida marcou a primeira vitória do paranaense Diogo Pachenki na F-Truck. Largando em segundo, ele assumiu a liderança na volta final da primeira fase da etapa para mantê-la até a bandeirada final. David Muffato, que também é representante da cidade de Cascavel, saiu de Viamão com o quinto lugar na fase inicial e a oitava posição na classificação final, resultados que o elevaram ao quarto lugar na tabela de classificação do campeonato.

David MuffatoMuffato chegou a figurar em terceiro lugar sob a chuva em Viamão. “Foi uma etapa bem complicada, todo cuidado era pouco porque a pista não tinha a aderência ideal por causa da chuva. Ainda assim consegui fazer uma corrida bem consistente. Larguei em quinto, fiquei naquele grupo dos cinco primeiros até a metade e depois disso consegui evoluir. No finalzinho, acabei levando um toque e saí da pista. Perdi várias posições e a corrida terminou”, resumiu.

A saída de pista de Muffato aconteceu na curva do Laço, depois de um toque lateral com o caminhão do paulista Paulo Salustiano, que terminou em terceiro lugar. “Era um pódio certo. Não dá para culpar o ‘Salu’, a condição de pista estava crítica para todos. Quando nos tocamos acabei saindo da pista e perdi muito tempo. O saldo positivo foi conseguir marcar pontos nas duas fases e continuar na disputa pelo título da Fórmula Truck”, disse.

Inscrito com o caminhão MAN número 35 da RM Motors, em que exibe as cores de Incorporadora Água Clara, Muffatão Atacado Distribuidor e MAN Latin America, David Muffato está em quarto na tabela de classificação com 185 pontos. O líder é o paulista Felipe Giaffone, com 281. Salustiano tem 249, na vice-liderança, e Pachenki é o terceiro, com 230. As três etapas finais da temporada terão em jogo um total de 159 pontos.

A oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck, no dia 9 de outubro, será disputada no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel. As duas etapas finais estão marcadas para Guaporé (RS), no dia 6 de novembro, e Curvelo (MG), no dia 4 de dezembro.

Texto: Grelak Comunicação
Imagens: Rodrigo Ruiz