A temporada de 2016 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá um momento inédito em sua prova de encerramento. A décima e última etapa será a primeira corrida das mais de duas décadas de história da categoria a ser disputada em um sábado. A disputa no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Norte paranaense, vai definir o título brasileiro no confronto de paulistas entre Felipe Giaffone e Paulo Salustiano.

O paranaense David Muffato, companheiro de equipe de Giaffone na RM Motors e quinto colocado na tabela de classificação, tem a conquista de um lugar no pódio como meta na etapa londrinense. “Preciso caprichar para fechar bem o ano, um ano que considero até interessante, mas que não trouxe os resultados que eu esperava”, comenta o campeão de 2003 da Stock Car, que participa de sua terceira temporada completa na F-Truck.

Piloto do caminhão MAN número 35, em que exibe as cores e logos de Incorporadora Água Clara, Landmark Energy, Muffatão Atacado Distribuidor e MAN Latin America, Muffato esperava chegar à etapa final disputando o título. “Tive uma quebra em corrida que me tirou muitos pontos e mais duas batidas que eliminaram todos os pontos que eu poderia ter somado. Isso me tirou da briga pelo título”, resume o piloto da cidade de Cascavel.

Os contratempos não impedem David Muffato de manifestar um balanço positivo da temporada de 2016. “Tive duas pole positions, o que foi muito bom. Uma delas veio em Interlagos e foi superespecial, por ser uma pista que todo mundo conhece superbem. Londrina é a minha segunda casa, eu considero assim, então correndo em casa eu vou caprichar ainda mais para conseguir o pódio, que ainda não veio neste ano, apesar do nosso bom ritmo”, diz.

O circuito londrinense de 3.145 metros recebeu a F-Truck em julho, para a quinta das dez etapas do calendário. “Foi mais uma etapa em que estivemos sempre rápidos, mas no treino classificatório tive uma escapada de pista e só larguei em oitavo. Na corrida eu vinha bem, mas estourei o limite de velocidade no radar, paguei a punição e aquilo me deixou fora do pódio. Desta vez vai ser diferente, vamos ter um bom encerramento de campeonato”, aposta.

A programação da etapa final da Fórmula Truck em Londrina terá início nesta quinta-feira (8), com duas sessões de treinos livres marcadas para 13h e 16h. Na sexta (9) haverá mais um treino livre, a partir das 11h, e a tomada de tempos classificatória, começando às 15h. A corrida de sábado terá largada às 16h15, para 60 minutos de disputas. A Rede Bandeirantes transmitirá a prova ao vivo em HD, com geração de imagens da Master/CATVE.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação líquida da temporada após 9 de 10 etapas)
1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Motors, 350
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 322
3º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Truck Racing, 289
4º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Motors, 235
5º) David Muffato (PR/MAN), RM Motors, 207
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 197
7º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Motors, 183
8º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Motors, 179
9º) Raijan Mascarello (MT/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 172
10º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições/Clay Truck Racing, 159
10º) Alex Fabiano (SP/Volvo), Azulim Indy Truck Racing/ABF Motorsport, 159
12º) Roberval Andrade (SP/Iveco), Corinthians Motorsport, 142
13º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 108
14º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 102
15º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, 96
16º) Joel Mendes Júnior (SC/Ford), Fábio Fogaça/Reis Motorsport, 74
17º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 70
18º) Valmir Benavides (SP/Ford), DF Racing Fans, 67
18º) Leandro Totti (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 67
20º) Gustavo Magnabosco (SC/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 36
21º) Ricardo Sargo (SP/Volvo), ABF Motorsport, 23
22º) Rogério Castro (GO/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 21
23º) Ronaldo Kastropil (SP/Volvo), ABF Motorsport, 17
26º) Geraldo Piquet (DF/Ford), DF Racing Fans, 6


Texto: Grelak Comunicação
Imagens: Luciana Flores