A Volkswagen conquistou hoje, em Brasília, o título de campeã da Fórmula Truck, ao acumular 398 pontos no campeonato de marcas, 57 a mais que a segunda colocada. É a terceira conquista desde que a disputa foi criada, em 2005 – a equipe também ficou com a primeira colocação nos anos de 2007 e 2009. “Este é o título que representa a melhor equipe e o melhor caminhão do campeonato e fico feliz de conquistar o tricampeonato”, diz Renato Martins, piloto e chefe da equipe Volkswagen. Por pouco esta conquista não foi complementada também com o título de pilotos: Felipe Giaffone foi o quarto colocado hoje em Brasília e terminou o ano na primeira colocação na tabela, com 176 pontos, exatamente o mesmo que Roberval Andrade.

Mas o piloto da Volkswagen foi declarado vice-campeão devido ao critério desempate, já que seu adversário teve mais vitórias em 2010.

“Em uma longa temporada, com dez corridas, terminamos exatamente na mesma posição, com pontuação idêntica, só que, devido ao critério desempate, fiquei com o vice. Faltou pouco mesmo, se tivesse passado em quarto lugar na bandeira amarela programada, por exemplo, teria um ponto a mais (ele passou em quinto). Mas fico feliz pela temporada deste ano do time: hoje conquistamos o nono pódio em dez corridas, mostrando que o Volkswagen Constellation é o caminhão mais resistente e consistente da temporada”, diz Giaffone, campeão da Truck nos anos de 2007 e 2009.

O bom desempenho dos pilotos da Volkswagen nesta temporada foi ressaltado pelo presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, que subiu no pódio em Brasília para receber o troféu de campeão de marcas deste ano.

“A conquista deste título vem coroar nossa estratégia de utilizar a Fórmula Truck como ferramenta de marketing e desenvolvimento de produto. Desde a entrada do Volkswagen Constellation, em 2006, conquistamos três títulos de marcas e três de pilotos em cinco temporadas”, diz Cortes.

Os quatro caminhões da equipe terminaram a corrida nas primeiras colocações. Além da quarta colocação de Giaffone, o time teve o pódio de Valmir Benavides, em quinto lugar, Renato Martins em 6º e Débora Rodrigues em 8º. “Foi um ano excelente. Liderei parte do campeonato e acredito que teremos boas chances de lutar novamente pelo título no ano que vem”, diz Benavides, que terminou o ano na quarta colocação na tabela de pilotos, com 132 pontos.

Já a única mulher da categoria destacou a resistência do caminhão Volkswagen Constellation. “Terminamos com os quatro caminhões entre os oito primeiros em uma das provas mais difíceis da temporada, com forte calor e numa pista que exige muito de motor, freio e suspensão. Pode ter certeza de que vamos trabalhar bastante na pré-temporada para voltar a conquistar o título de marcas em 2011”, afirma a piloto da Volkswagen.

A próxima temporada da Fórmula Truck começa no dia 27 de fevereiro, em Santa Cruz do Sul (RS).