Felipe GiaffoneFelipe Giaffone, líder do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, garante que o simples fato de chegar no pódio na quinta etapa da 20ª temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, dia 12 de julho no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, já será excelente resultado. O motivo é que como primeiro colocado na classificação geral ele terá de usar – conforme prevê o regulamento de 2015 – o restritor de potência que leva o motor do seu Volkswagen Constellation a perder, cerca de 70 cavalos. Como Goiânia é uma pista com grandes retas, Felipe imagina sérias dificuldades para se manter na frente e o sonho de ganhar pela primeira vez no veloz traçado de 3.835 metros, de forma realística, passa distante de sua cabeça.

“Ser líder é muito bom, mas o restritor é a pior coisa de se estar na frente do campeonato. Não tem como a gente se adaptar, ainda mais em Goiânia, que é, até agora, a pior pista para se usar o restritor, pois apresenta maior número de retas. Com isso, se tudo der certo, vou brigar para chegar no pódio. Não tem muito o que fazer“, disse Giaffone, que reassumiu a liderança do campeonato com o segundo lugar no Velopark, a quarta prova de 2015.

O restritor, artifício criado nesta temporada para equilibrar ainda mais a Fórmula Truck e levar emoção dobrada aos torcedores, pilotos e equipes, não é obrigatório somente para o líder do campeonato. Paulo Salustiano (ABF/Mercedes-Benz), segundo na classificação geral e vencedor da prova no Velopark, usará um de 76 milímetros – Giaffone terá um de 74 mm – e Djalma Fogaça (DF/Ford), o terceiro o menor, de 78mm. O restritor reduz a entrada de ar no turbo e, consequentemente, a potência dos motores dos caminhões.

“No Velopark, que tem retas menores, tinha uns quatro ou cinco com tempos melhores do que os meus. Em Goiânia deve piorar, mas isso faz parte do jogo. Assim, meu objetivo é marcar o maior número possível de pontos. A quantidade que me deixará contente vai depender dos meus concorrentes diretos. Veja que o Leandro Totti está em quarto na classificação geral e sem o restritor. Não tem como andar na frente dele. Por isso vamos em busca de pontos pensando no campeonato“, finalizou Felipe Giaffone.

Revendas Bridgestone em Goiânia e região onde se pode comprar ingressos

Pneulândia – Av. Anhanguera, 7206, Setor dos Funcionários – Goiânia – (62) 3240-5454; Pneulândia – Av. Anhanguera, 11751, Bairro Ipiranga – Goiânia – (62) 3271-2611; Pneulândia – Av. T-63, 841, Setor Bueno, 74230-105 – Goiânia – (62) 3255-6460; Suécia Veículos – Rod BR 153, Km 515, Lt 01A Retiro de Bosque – Aparecida de Goiânia; Suécia Veículos – Rua 2, Nº 1014, Qd.T-1, Lt-01 Vila Moraes – Goiânia.

Venda de ingressos pelo site continua aberta

Os ingressos para acompanhar a quinta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 12 de julho no Autódromo de Goiânia, capital do Estado de Goiás, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 10 de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 de julho (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 12 de julho), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 10 de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (12/7), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região de Goiânia – os locais serão divulgados em breve – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)

_______________________________________
Texto: Milton Alves
Créditos das Imagens: Orlei Silva