Palco da primeira prova da história da Copa Truck em 2017, o Autódromo de Goiânia decidirá pela primeira vez o campeão da maior categoria de caminhões do mundo neste fim de semana. A largada para as duas corridas finais está marcada para as 11h42 do domingo e será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Band, canais SporTV e também pelas redes sociais da categoria.

Com promessa de tempo bom e altas temperaturas tanto fora quanto dentro da pista, o campeonato dos brutos tem cinco pilotos com chances de sair com a taça. Pela R9 Competições Beto Monteiro e Paulo Salustiano estão no páreo. “Estou motivado e preparado nessa busca para ser o primeiro tricampeão da Copa Truck. A expectativa é de que a gente mantenha o padrão de desempenho que tivemos ao longo do ano e o foco é brigar pela pole, pelas vitórias e pelo tri”, analisa Beto.

Correndo por fora vem Paulo Salustiano, segundo representante da Volkswagen, que conquistou duas vitórias no ano e está em quinto com 199 pontos e chances matemáticas, precisando de uma combinação de resultados. “A chance pode ser mínima, mas enquanto ela existir eu vou continuar lutando. Vou fazer o meu melhor e dar tudo de mim, independente do que acontecer, para terminar o ano de forma positiva”, completa Salu.

Já a categoria Super Truck, cujo campeão Danilo Alamini da R9 Competições foi coroado na etapa passada, tem uma boa briga pelo vice-campeonato.

Principal palco do automobilismo brasileiro nos últimos meses enquanto Interlagos se prepara para receber a Fórmula 1, Goiânia receberá uma maratona de corridas: acompanhando os brutos, estarão presentes também as categorias GT Sprint Race e Fórmula 4 Brasileira – isso sem contar os já tradicionais shows de motocross, desfiles e visitação aos boxes.

Beto Monteiro foi o mais rápido segunda e terceira sessões livres

Os tempos caíram bastante no segundo treino livre da grande decisão da Copa Truck, temporada 2022, em Goiânia (GO). Na primeira sessão do dia, depois do horário do almoço, o tempo do mais rápido ficou na casa dos 1minuto e 51 segundos. Mas, na sessão do final da tarde desta sexta-feira, o mais veloz foi Beto Monteiro (Volkswagen #88), com a marca de 1min50s031.

O pernambucano vice-líder da temporada deixou para trás o paranaense Wellington Cirino (Mercedes #6), que registrou seu tempo em 1min50s356.

E no terceiro treino, Monteiro cravou sua melhor volta, na terceira passagem, em 1min50s960. Cirino ficou um pouquinho mais atrás (1min51s197), em segundo, e Paulo Salustiano (Volkswagen #55) fechou na terceira posição com a melhor volta em 1min51s258. Salu tem 199 pontos e corre por fora pelo título. Terceiro na tabela, Roberval Andrade (Mercedes #15) foi sexto.

Paulo Salustiano, que também briga pelo título do campeonato, larga na primeira fila

Em terceiro, vai largar Leandro Totti (Volkswagen #73), que reestreia na R9 Competições e fechando a segunda fila vai sair o líder do campeonato.

Cirino tem 234 pontos no campeonato, contra 229 de Beto Monteiro (Volkswagen #88), que vai sair na quinta posição, depois de ter liderado dois dos três treinos livres em Goiânia. Roberval tem 224 pontos.

Na Super Truck, Danilo Alamini já tem o título garantido.

Amanhã, a largada para corrida decisiva da temporada 2022 da Copa Truck será às 11h42, com transmissão nas redes sociais oficiais da Copa Truck, pelo Youtube e Facebook. Na televisão, o amante da categoria poderá acompanhar a prova pela TV Bandeirantes e também pelos canais SporTV.

A pista de Goiânia na visão da FRAS-LE
“O circuito de Goiânia tem como principal fator o de possuir uma das maiores retas do Brasil, que mesmo com o radar de 160 km/h, ainda permite o desenvolvimento de velocidades de até 220 km/h. E para que se alcancem essas velocidades, os freios precisam estar ‘em dia’ para fazer essa frenagem mais ‘brusca’ e garantir o contorno seguro da curva 1. As demais curvas, combinadas com o clima quente de Goiânia, irão dificultar o resfriamento do sistema, porém, certamente as pastilhas da Fras-le darão conta do recado e irão garantir a performance, durabilidade e segurança a todos os pilotos”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Confira os horários do dia final de atividades em Goiânia:

 Domingo, 06 de novembro

Abertura dos portões às 08h00:

08h00 – GTSR – Warm Up
08h15 – Copa Truck – Warm Up
08h53 – F4 – Corrida 3
09h30 – Visitação aos Boxes
10h00 – Show de Motocross Equipe Jorge Negretti
10h00 – Desfile de Motos
10h48 – GTSR – Corrida 2
11h42 – Copa Truck – Corrida 1
12h15 – Copa Truck – Corrida 2
13h53 – GTSR – Corrida 3.

Texto: Fabricio De Lima