O encerramento da maratona de quatro corridas da Copa Truck em Tarumã com a oitava etapa contou com quase todos os elementos possíveis: um campeão antecipado, dois acidentes gravíssimos, quatro vencedores diferentes e cinco finalistas definidos.

Já o campeão antecipado foi Danilo Alamini, que não imaginava fechar a conquista com uma etapa de antecipação após o susto em Interlagos. Mesmo com as vitórias dos rivais Felipe Tozzo e Fabio Fogaça, o catarinense, Alamini completou ambas as provas do dia e fechou o domingo com 42 pontos de vantagem – como teremos só mais 40 pontos em jogo, Danilo pôde fazer a festa. “Realmente não tinha pensado em nenhum momento com a conquista deste título aqui em Tarumã, mas ele veio e só posso agradecer a quem me apoiou, a torcida de Santa Catarina meu time e meus patrocinadores”, conta Alamini, campeão em sua quarta temporada na categoria.

Na divisão principal, no entanto, tudo está em aberto. Roberval Andrade e Beto Monteiro venceram, garantindo uma vaga entre os que brigarão pelo campeonato em Goiânia ao lado de Wellington Cirino, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano. Tirando Roberval e Salustiano, os outros três tiveram de descartar 19 pontos por conta do regulamento que permite eliminar os dois piores resultados – e isso embolou a tabela de pontos: Cirino vai para Goiânia com 234 pontos, contra 239 de Beto, 224 de Roberval, 223 de Felipe Giaffone e 199 de Paulo Salustiano.

“Vou disputar com outros quatro grandes pilotos e não vou dar vida fácil. Eu quero muito conquistar esse tricampeonato e me manter como o maior campeão da categoria”, falou Beto.

“Em uma disputa como essa, você usa um pouco mais o freio, apesar de Tarumã não ser uma pista que exija muito. Mas não se pode correr o risco de perder o ponto da freada, então tem que parar bem para a curva e se posicionar corretamente para uma boa saída. Foi legal, foi duro, eu não tinha o mesmo ritmo do Roberval, mas essa vitória foi muito boa para diminuir mais a diferença para o (Wellington) Cirino e chegar em Goiânia com chance de título”, completou o piloto R9.

Os treinos que abrem a decisão da temporada 2022 se iniciam no dia 4 de novembro.

Resultado Corrida 1 (Top-10 extraoficial)
1. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
2. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
3. André Marques (Volkswagen)
4. Felipe Giaffone (Iveco)
5. Paulo Salustiano (Volkswagen)
6. Beto Monteiro (Volkswagen)
7. Felipe Tozzo (Iveco)
8. Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
9. Fábio Fogaça (Mercedes-Benz)
10. Danilo Alamini (Volkswagen)

Resultado Corrida 2 (Top-10 extraoficial)
1. Beto Monteiro (Volkswagen)
2. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
3. Felipe Giaffone (Iveco)
4. André Marques (Volkswagen)
5. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
6. Fábio Fogaça (Mercedes-Benz)
7. Luiz Lopes (Mercedes-Benz)
8. Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
9. Daniel Kelemen (Mercedes-Benz)
10. Felipe Tozzo (Iveco)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1. Wellington Cirino – 253 pontos (234 com descartes)
2. Beto Monteiro – 248 (229 com descartes)
3. Felipe Giaffone – 242 (223 com descartes)
4. Roberval Andrade – 224 (224 com descartes)
5. Paulo Salustiano – 199
6. Débora Rodrigues – 187
7. Jaidson Zini – 155
8. Luiz Lopes, 125
9. André Marques – 119
10. Adalberto Jardim – 82.